Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1608 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via Minas Gerais > Aiuruoca > Pico do Papagaio > O Céu Nunca Acaba

O Céu Nunca Acaba Imprimir informações da via
6º VIIb D1 E2
Cadastrada por: João Victor Horst Assunção, em 22-09-2020 às 20:03
Alterada por: Luciano Bender, em 19-08-2021 às 20:58
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Tipo de escalada predominante: agarras e aderência
Extensão: 150 metros
Descrição: O melhor acesso para as vias é pela face Leste do maciço, a partir de uma estrada de terra que liga a cidade de Airuoca ao vale do Matutu. A trilha de acesso sai nas proximidades de um campo de futebol e de um camping. A partir deste local, em cerca de 2 horas, vencendo um desnível de aproximadamente 400 m, chega-se próximo ao maciço rochoso.

A melhor estratégia para se escalar as duas vias é acampar próximo à base das vias. Água e visual há em abundância, com vista para o maciço de Itatiaia e outras montanhas próximas. O local para acampamento é alcançado continuando na trilha que contorna o maciço. Logo após se cruzar o único córrego e um pequeno charco, sai-se da mata em direção a uma crista, lugar perfeito para um acampamento.

As vias, para quem olha do vale do Matutu, estão localizadas exatamente na aresta esquerda do maciço, face sudeste. Olhando do acampamento para o maciço, as vias estão situadas próximas à aresta direita. Para o acesso para a base das vias, a partir do acampamento, retorna-se pela mesma trilha entrando novamente na mata e, após atravessar o córrego e abastecer-se de água, sobe-se e, em menos de 10 minutos, chega-se a uma crista a partir da qual a trilha começa a descer. Procura-se a sua esquerda, dentro da mata, uma fitinha em direção a parede. A partir deste momento, não há mais trilha demarcada, somente fitinhas presas nas árvores, sempre subindo em direção à parede. Próximo à parede, existe um vestígio de um riacho seco. Cruzando este riacho seco, praticamente se está na base da parede. A partir deste momento, continua-se beirando à direita, até encontrar uma fitinha demarcando a primeira via: “Papagaio”. A base é plana e bastante confortável, apesar de estreita. Caminhando um pouco mais à frente, aproximadamente 8 metros, sempre beirando a parede, está o início da via “O céu nunca acaba”. Olhando a partir deste local, para direita, a uns 20 metros à direita, encontramos uma parada em “P”, que segundo informações é uma via iniciada por cariocas e ainda inacabada na ocasião.

As vias foram graduadas preliminarmente com base na graduação da região de Salinas - Nova Friburgo, que resultou em 5ºsup VIb E3 para “Papagaios, e 6º sup VIIb E2 para “O céu nunca acaba”. Ambas são vias de 4 enfiadas, sendo que a última é um costão bastante fácil, semelhante ao costão do Pão de Açúcar.

Não é necessário nenhum material móvel, pois nesta face não existem buracos ou fendas que valham a pena para se carregar um peso extra nas costas.

A primeira proteção, para ambas as vias, não se vê da base, sendo necessário escalar pelo menos 10 metros para se avistar, outros 10 metros adiante, a primeira proteção. Mas esta parte da escalada é bastante fácil. A característica das vias nesta face, essencialmente em superfície positiva, é de cristais, pequenas agarras e muita aderência, e em algumas vezes não se vê a próxima proteção. As paradas são confortáveis e são sempre em duas chapeletas.

A descida se dá pela trilha que percorre a crista do Papagaio, ou então por rapel pela própria via com abandono de material. Não recomendamos rapelar numa única chapeleta.

(Por Reinaldo Kayzuka)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui

Outras vias cadastradas neste local